segunda-feira, 1 de julho de 2013

[CURIOSIDADE] Arnold Schwarzenegger - A história do "pai" da musculação em detalhes


Nascido na Áustria em 1947, período muito conturbado devido a segunda guerra mundial, Arnold teve que superar desde pequeno adversidades. No livro, ele relata que por muitas vezes, durante a infância, seus únicos alimentos eram manteiga, açúcar e alguns cereais. Seus pais eram operários e, como todos os outros, eram muito pobres.
Acostumado durante a infância a dar muito valor aos simples prazeres da vida, como por exemplo beber refrigerante, o menino pobre foi crescendo e percebendo que no mundo existiam muitas coisas melhores do que sua pequena cidade, cheia de soldados veteranos perdedores e amargurados (como seu próprio pai que lutou no exército alemão durante a segunda grande guerra.), podia lhe oferecer.
Se teve algo que todos nós, fãs desse mito, devemos agradecer e muito ao pai de Arnold, foi seu caráter disciplinador e sua identificação com esporte. Desde pequeno, Schwarzenegger e seu irmão tinham uma rotina diária a ser seguida, imposta pelo seu pai. Nela havia duas sessões diárias, de futebol e abdominais; ou eles se esforçavam ou não comeriam o suficiente no café da manhã. - " Muitos meninos teriam ficados chocados com essa imposição, mas no meu caso a disciplina surtiu efeito. Eu a transformei em determinação." Talvez, tenha começado daí o real sentido de "no pain, no gain" para o mestre.
Seu primeiro emprego foi como vendedor de sorvetes em um parque de sua cidade; depois, trabalhou em uma serralheria e, aos 18, anos ingressou para o exército, no qual tratarei mais a frente.
Por incrível que pareça, foi numa sala de aula que o jovem menino descobriu e se encantou com o fisiculturismo: leu uma matéria na qual o Mister Áustria Kurt Marnul batia um recorde erguendo 190 kg no supino reto com barra. Aquela foto mexeu com o jovem de 14 anos, que decidiu procurar seu amigo, Will, de vinte poucos anos, que era salva vidas e fanático por exercícios. Will resolveu lhe ensinar a fazer barras, agachamentos, entre outros exercícios básicos e fundamentais. Na primeira tentativa o frágil Arnold não conseguiu mais do que duas repetições na barra; porém, seu novo companheiro de treino lhe garantiu que no próximo verão conseguiria fazer no mínimo 10 e teria um cm a mais de dorsal.  Muito competitivo e disciplinado, Schwarzenegger seguiu a risca e com determinação; e, em seu primeiro treino em um ginásio, foi em uma academia rústica que haviam apenas bancos, halteres, barras e anilhas, e muita dedicação. "A partir daquele dia parei de existir e comecei a viver!" Durante 3 horas, diariamente, Arnold cumpria suas rotina seguindo o conselho de seu mestre Kurt, que dizia: "Arnold se você deseja ser um campeão, não há atalho; você tem que fazer por merecer". Foi nessa batida que foi chamando cada vez mais atenção dos seus companheiros de treinos, a maioria mais velhos, por sua desenvoltura e capacidade de erguer cargas descomunais para sua idade.
A cada treino Arnold se sentia mais companheiro de seu ídolo Kurt, pois estava cada vez mais forte e confiante para se tornar Mister Áustria e posteriormente Mister Europa, o que representaria seu passaporte de liberdade de sua pequena cidade e o levar para o Estados Unidos, seu sonho desde criança.
Aos 16 anos Arnold participou e venceu sua primeira competição de halterofilismo erguendo 84 kg. Nesse dia, ele percebeu que seu rendimento diante da plateia aumentava espantosamente, pois seu ego era inflado e o forçava a ir além. Aos 18 anos de idade, antes de ingressar nas forças armadas, Arnold já havia sido campeão juvenil em levantamentos de peso e terceiro lugar no mister Áustria, ostentando 48 centímetros de braço.Isso mesmo amigo, 48 centímetros de bíceps.
Sua ida para as forças armadas só serviu para confirmar que seu destino era a musculação. Dentre suas trapalhadas na vida militar, Arnold esqueceu de "puxar o freio de mão" de seu tanque ao anoitecer e, quando acordou, o mesmo encontrava-se submerso e atolado. Sua vida no exército lhe ensinou que, para ser um líder, era preciso antes de mais nada saber ouvir e respeitar as hierarquias e superar adversidades.
Mais tarde, após pedir dispensa, o atual Campeão Europeu Juvenil de fisiculturismo se mudou para Munique (Alemanha), onde virou instrutor de uma das únicas duas academias da Alemanha na época. Nesse período, aprendeu um novo método de treino que lhe rendeu bem mais resultados: passou dividir as sessões em dois períodos do dia e uma vez por semana treinava exaustivamente seus grupos musculares que considerava mais fraco. Ainda nessa mesma academia conheceu Franco Columbu, que se tornou seu melhor amigo, e o ajudou na jornada para se sagrar Mister Universo, pois ambos queriam o mesmo objetivo e se completavam  tecnicamente, já que Franco era campeão de Halterofilismo e Arnold era muito promissor no fisiculturismo. Para a dupla, a chave do sucesso veio na implementação da técnica de "choque muscular". "A única forma de estimular o músculo e fazê-lo voltar a crescer é surpreendê-lo com a mensagem "Você nunca vai saber o que está por vir. Será sempre diferente do que você espera. Hoje é assim, amanhã será outra coisa. Um dia são pesos superpesados, no outro, séries com muitas repetições. "

Arnold e Franco Columbu


Seu calcanhar de Aquiles era seu jeito mulherengo e festeiro, que por vezes o fez perder o foco e lhe rendeu um segundo lugar no Mister Universo em sua primeira tentativa em 1969. Entretanto, quando encontrou o rumo e decidiu que jamais entraria numa competição aceitando ser derrotado, seu sucesso foi espetacular e é considerado por muitos o melhor fisiculturistas de todos os tempos. Também não é para menos: "Durante o pico de minha carreira, minhas panturrilhas eram de 50 cm, coxas de 72 cm, cintura 86 cm, peito 144 cm e cada braço 55 cm." Arnold foi campeão Mr. Olympia em  1970 (aos 23 anos, tornando-se o mais novo campeão de todos os tempos; recorde válido até hoje), 1971, 1972, 1973, 1974, 1975. Após seu sexto título consecutivo, resolveu se retirar do fisiculturismo profissional. Entretanto, foi desafiado a voltar em 1980 e, com três meses de treinamento, se sagrou campeão anunciando de vez sua aposentadoria, sendo SETE vezes Mr. Olympia. 

Quem diria que o pobre menino de uma pequena cidade no interior da Europa se tornaria esse fenômeno mundial? O exemplo esta posto, se você quer ser um campeão já sabe em quem se inspirar.
Meu resumo foi totalmente embasado no livro: "Arnold Schwarzenegger - A INACREDITÁVEL HISTÓRIA DA MINHA VIDA".
Quem quiser ter acesso ao livro e se aprofundar ainda mais sobre a vida dessa lenda do fisiculturismo, basta clicar no link abaixo que o livro está disponível em pdf:
http://www.calameo.com/books/002023023e4cba6908ba6908b4c

Nenhum comentário:

Postar um comentário